Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Modernização regulatória é essencial para smart grid

Modernização regulatória é essencial para smart grid

Em: 24/05/2018 às 11:51h por

A adoção, em larga escala, de projetos de smart grid, baseados em tecnologia da informação (TI) e recursos de telecomunicações para tornar as redes elétricas inteligentes, e a ampliação do mercado livre de energia no Brasil ainda dependem de modernização regulatória. O tema está na agenda do governo. Um exemplo é a Consulta Pública 33 (CP33), realizada pelo Ministério de Minas e Energia, entre 5 de julho e 17 de agosto de 2017, sob o título "Aprimoramento do marco legal do setor elétrico".

Porém, os especialistas do setor de energia apontam um longo caminho para que o Brasil tenha em larga escala projetos de medição inteligente, fundamentais do ponto de vista tecnológico para levar o mercado livre de energia ao consumidor doméstico. Heron Fontana, superintendente de Redes Inteligentes (smart grids) da Neoenergia, diz que é impossível pensar em mercado livre de energia sem a medição inteligente.

"Sem o investimento em tecnologia, não é possível proporcionar benefícios como a redução da frequência de interrupções no fornecimento de energia e o aumento da eficiência energética. A tecnologia está madura, mas o mercado local não tem escala. Na Espanha, o mercado livre de energia é realidade para clientes residenciais com 11 milhões de medidores inteligentes", explica Fontana.


Fonte: Valor Econômico