Preço da energia tem viés de alta no segundo semestre

Em: 24/05/2018 às 11:50h por

O Comitê de Monitoramento do Setor Energético (CSME) garantiu que o suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional tem risco zero de déficit em 2018, nos subsistemas Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. Apesar disso, os preços subiram nas últimas semanas, especialmente no Sudeste/Centro-Oeste. O MW/h que custava entre R$ 209,50 e R$ 222,65 no fim de abril, chegou ao patamar de R$ 313,62 a R$ 333,78 na semana encerrada em 18 de maio.

E as projeções para o segundo semestre indicam que a pressão sobre os preços vai continuar. "O mercado está comprado em contratos futuros de energia", diz Sérgio Moraes, CEO da comercializadora Tesla Energia. "Isso significa que o viés é de alta."

Moraes explica que, apesar das revisões para baixo no crescimento do PIB, e do bom volume de chuvas na Região Norte, as grandes usinas hidrelétricas que funcionam a fio d'água não têm girado o suficiente sequer para atender as regiões Norte e Nordeste. "O que tem salvado o Nordeste é a geração de energia eólica, que cresceu muito", diz.

Como no segundo semestre a tendência é de um volume de chuvas menor, é mais provável que seja necessário que o Operador Nacional do Sistema (ONS) despache maior volume de geração nas usinas termelétricas. "Por isso, a
tendência de alta nos preços", afirma.

Fonte: Valor Econômico