Congresso adia decisão sobre distribuidoras

Em: 23/05/2018 às 07:10h por

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEMRJ), anunciou ontem que os deputados não votarão a Medida Provisória 814, que destrava o leilão das distribuidoras da Eletrobrás no Norte e Nordeste. Segundo ele, o governo se comprometeu a encaminhar um projeto de lei para substituir a proposta, que perderá a validade no dia 1.º de junho.

O anúncio foi feito por Maia ao chegar ao plenário da Casa, após reunião com o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, no Senado. Segundo o deputado, a decisão de não votar a MP foi tomada em conjunto com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Maia sempre foi contra o envio da proposta via MP, que tem validade assim que editada pelo governo.

A medida, que estava pronta para ser votada em plenário já nesta semana, foi alvo de críticas tanto de deputados da oposição quanto da base governista. Os parlamentares apontaram o fato de que algumas emendas (sugestões de alteração ao texto) seriam “jabutis” – jargão usado no Congresso para identificar emendas que não estão relacionadas com o tema ou texto original do projeto.

Fonte: O Estado de S. Paulo