Leilão A-3, de energia nova, tem 527 projetos inscritos, diz EPE

Em: 21/03/2014 às 12:31h por G1

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou nesta sexta-feira (21) que 527 empreendimentos de geração foram inscritos para participar do leilão de energia marcado para 6 de junho. Nesse leilão, chamado de A-3 (A menos três), os projetos começam a entregar a energia contratada em três anos – neste caso, em 2017.

De acordo com a EPE, as usinas inscritas têm capacidade instalada somada de 16.258 megawatts (MW). A avaliação da entidade, ligada ao Ministério de Minas e Energia, é que o número grande de empreendimentos interessados em participar do leilão indica que a demanda das distribuidoras por energia vai ser atendida a preços competitivos.

Dos projetos inscritos, 494 são de usinas eólicas que somam 12.286 MW. As termelétricas a gás vem em segundo, com 8 projetos inscritos num total de 2.989 MW. Também foram cadastradas 17 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), 7 termelétricas a biomassa, além da expansão da usina hidrelétrica de Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Rondônia.