Sindenergia-MT participa de Fórum de Iluminação Pública em SP

Em: 21/03/2014 às 12:21h por Assessoria Sindenergia-MT

img

Representantes do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia-MT) participaram do ‘Fórum de Iluminação Pública’, realizado em São Paulo, no dia 18 de março. O evento teve o objetivo de discutir a gestão da iluminação pública e comentar a resolução 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que obriga os municípios a gerenciar toda a iluminação da cidade. A reunião foi realizada pela organização brasileira especializada na distribuição de informações para os setores de energia elétrica VIEX Américas e contou com a presença de prefeituras, órgãos reguladores, investidores, distribuidoras de energia, empresas de tecnologia, manutenção e gestão de energia.

Para o superintendente do Sindenergia-MT, Marcelus Mesquita que participou do evento juntamente com o Engenheiro Maurício Curvo, o encontro trouxe esclarecimentos sobre a nova resolução da Aneel, que tira das distribuidoras de energia a obrigação de repor lâmpadas e fazer manutenção das fiações elétricas e a transfere para a prefeitura. “Este evento nos mostrou a dimensão da questão. Foi possível entender as dificuldades que os pequenos municípios terão em bancar a manutenção da iluminação pública.O sindicato se reunirá com os filiados e contará com ajuda de consultores para orientar e nos manter informados quanto a estas mudanças.”

No evento, foram ministradas seis palestras que abordaram temas como panorama de mercado e os investimentos em iluminação pública no Brasil, formas de contratação e a escolha do modelo que mais se adequa ao município e investidores, visão internacional na captação de recursos para projetos de iluminação pública, aspectos jurídicos e regulatórios da transferência dos serviços de imposto público, elaboração e estratégias para implementação de projetos e utilização de tecnologia.