Lucro da Energisa reduz 30,4% em 2013

Em: 20/03/2014 às 11:55h por Jornal da Energia

A Energisa registrou lucro líquido consolidado de R$ 202,7 milhões em 2013, valor 30,4% inferior aos R$291,4 milhões no ano anterior. A empresa aponta o peso do cenário econômico e três revisões tarifárias concluídas no ano, os esforços para manutenção da rentabilidade da companhia, com contenção de custos controláveis, permitiram que a redução do lucro líquido fosse atenuada.

“Essa redução do lucro líquido se deve, em grande parte, a efeitos não recorrentes de compra de energia e à marcação a mercado dos derivativos de proteção cambial, decorrente da desvalorização do real em 14,6% perante o dólar ao longo de 2013. Consequentemente, as despesas financeiras líquidas apresentaram uma evolução de 155,1% (ou R$ 122,8 milhões)”, diz relatório.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) apresentou redução de 3%, registrando R$621,3 milhões contra R$640,7 milhões em 2012. Da mesma forma, a receita operacional líquida caiu 2,1%, apurando R$2,8 bilhões.

A energia elétrica total comercializada pelo Grupo Energisa somou 11.597 GWh, aumento de 7% em relação a 2012. Os investimentos em 2013 totalizaram R$ 817 milhões, frente aos R$ 674 milhões concretizados em 2012.

Grupo Rede
A concretização da aquisição do controle do Grupo ainda está condicionada ao cumprimento de outras condições precedentes previstas no Compromisso de Investimento, Compra e Venda de Ações e Outras Avenças, celebrado entre a Energisa e o acionista controlador do Grupo Rede. A Energisa deve concluir a operação até 15 de abril.

Com a aquisição do Grupo Rede, a empresa entrará em cinco estados através de uma geradora (Tangará Energia, com 120 MW de potência) e oito concessionárias de energia elétrica: Cemat (MT); Enersul (MS); Celtins (TO); Caiuá, Bragantina, Nacional e Vale Paranaparema (SP); e Força e Luz do Oeste (PR).

A compra do Grupo Rede somará aos clientes das empresas o total de aproximadamente 6 milhões de consumidores e atendendo a uma população de cerca de 15 milhões de pessoas.