Usinas Hidrelétricas Reversíveis: perspectivas para o setor elétrico brasileiro

Usinas Hidrelétricas Reversíveis: perspectivas para o setor elétrico b

Em: 26/04/2018 às 09:18h por

O Brasil , com 250 GW, depois da China e da Rússia, é o terceiro maior potencial hidrelétrico do mundo, com apenas 101 GW aproveitados até o presente.

O SIN-Sistema Interligado Nacional de produção e transmissão de energia elétrica é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de cerca de 65% da geração por usinas hidrelétricas.

Apesar dessa condição, a expansão do parque gerador do SIN tem enfrentado grandes resistências de caráter socioambientais para a construção de grandes usinas hidrelétricas.

Isso tem reduzido a possibilidade do aumento da capacidade de regularização e armazenamento de energia em novos reservatórios.

Alternativamente tem ocorrido: o aumento da participação das hidrelétricas a fio d’água; o uso da geração térmica, de alto custo e com emissão de elevadas quantidades de CO2 para atender as necessidades de geração e de atendimento a ponta do sistema elétrico (notadamente nos períodos de hidrologia desfavorável), além do acentuado crescimento da participação das fontes eólicas e solares nas quais o Brasil tem importante potencial e que se consolidam cada vez mais na expansão da oferta de energia elétrica do SIN.

Nessas condições, as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHER) representam uma importante opção para atender as demandas de ponta da operação do SIN, contribuindo para regular a carga e para o aumento da confiabilidade e da flexibilidade do sistema.

Fonte: Ambiente Energia