Aneel aprova mudanças no mecanismo das bandeiras tarifárias

Em: 25/04/2018 às 09:31h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a revisão da metodologia das Bandeiras Tarifárias, com a definição dos valores adicionais a serem aplicados de acordo com a cor da bandeira, as novas regras de acionamento do mecanismo e o tratamento da cobertura tarifária. A novidade em relação à proposta apresentada em audiência pública pela Aneel no ano passado é que a alteração anual dos valores será feita ao fim do período úmido, para vigorar a partir de maio de cada ano, e não mais no fim do ano anterior para aplicação a partir de janeiro do ano seguinte.

A autarquia vai discutir agora, em uma nova fase da audiência pública 61/2017, a metodologia de repasse da Conta Bandeiras. O tema ficará aberto a contribuições dos interessados de 25 de abril a 11 de junho desse ano.

Os valores definitivos dos adicionais tarifários pelo acionamento das bandeiras são os mesmos antecipados pela agência reguladora em novembro de 2017. O patamar 2 da bandeira vermelha passou de R$ 3,50 para R$ 5,00. Já a bandeira amarela, que significava até outubro custo adicional de R$2,00 para cada 100 kWh consumidos, passa a ser oficialmente de R$ 1,00; enquanto o a vermelha patamar 1 permanece em R$ 3,00.

Fonte: Canal Energia