Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Funcionários da Aneel querem indicar diretor

Funcionários da Aneel querem indicar diretor

Em: 24/04/2018 às 09:38h por

Em meio às movimentações intensas de indicações políticas para a escolha dos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os servidores do órgão decidiram apresentar uma lista tríplice de candidatos para o cargo. A iniciativa é semelhante ao que ocorre nas escolhas do procurador-geral da República, que prestigia a escolha dos procuradores, e do reitor da Universidade de São Paulo (USP), em que a comunidade acadêmica também tem chance de opinar.

A ideia, segundo a Associação dos Servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Asea), é contribuir para o fortalecimento da instituição e para o amadurecimento das carreiras do órgão. A lista final será apresentada no dia 7 de maio e enviada aos atuais diretores da Aneel, ao Ministério de Minas e Energia, à Casa Civil da Presidência da República e ao Senado Federal.

A movimentação dos servidores é uma tentativa de emplacar ao menos um dos cinco membros da diretoria da Aneel. Conforme mostrou o Estado em sua edição de ontem, o presidente Michel Temer, que deve tentar a reeleição, terá a chance de indicar todos os diretores do órgão regulador este ano. Como os diretores de agências reguladoras têm mandato de quatro anos e influenciam decisões de impacto bilionário, as indicações são alvo de uma grande disputa que corre nos bastidores entre parlamentares de diversos

partidos políticos.

O primeiro turno da votação na Aneel ocorreu entre os dias 18 e 20 de abril e teve a participação de 405 pessoas, ou 65% do quadro de servidores, com resultado foi divulgado ontem (23). O primeiro lugar ficou com Leandro Caixeta Moreira, assessor do diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ele recebeu 99 votos.

Empatadas no segundo lugar, com 90 votos, ficaram Nara Rúbia de Souza, chefe de gabinete de Romeu Rufino, e Camilla de Andrade Gonçalves Fernandes, superintendente adjunta de Fiscalização dos Serviços de Geração de Energia Elétrica; em seguida, ficaram Alessandro D' Afonseca Cantarino, superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração, e Ludimila Lima da Silva, superintendente Adjunta de Concessões e Autorizações de Geração.

Fonte: O Estado de S. Paulo