Itaipu fará uma grande licitação para modernizar hidrelétrica

Em: 23/04/2018 às 09:33h por

A eleição para a presidência do Paraguai, no último domingo, foi encarada com naturalidade pela parte brasileira de Itaipu Binacional, empresa responsável pela operação da hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os dois países. Segundo o novo diretor-geral brasileiro da companhia, Marcos Vitório Stamm, a empresa observa o processo eleitoral, tanto no Paraguai quanto no Brasil, que ocorrerá em outubro, como normal.

"Isso [eleições] é um processo natural. A eleição no Paraguai ocorre a cada cinco anos e, no Brasil, a cada quatro. Este ano coincide de ter eleições no Paraguai e no Brasil. Há sempre expectativa da manutenção da diretoria atual ou de [definição de] uma nova diretoria. Mas encaramos isso [o processo eleitoral] de forma muito natural e comum", disse o executivo, em entrevista ao Valor.

Como é comum nas disputas eleitorais à presidência paraguaia, a revisão da tarifa de energia excedente vendida pelo país vizinho ao Brasil foi um dos temas levantados. Sobre o assunto, Stamm lembrou que em 2023 está prevista a revisão do Anexo "C" do Tratado de Itaipu (documento que rege o funcionamento da usina), que trata justamente sobre a comercialização da energia da hidrelétrica. Segundo ele, as áreas técnicas das partes brasileira e paraguaia de Itaipu já iniciaram os estudos sobre o tema, mas as negociações serão conduzidas pelos governos dos dois países.

"A Itaipu trabalha tecnicamente para a preparação dos dados e dos cenários. A decisão do Anexo 'C' nós achamos que é responsabilidade das altas partes contratantes porque assim são designados o governo brasileiro e o governo paraguaio no estatuto [Tratado de Itaipu]", disse ele.

Fonte: Valor Econômico