Agente varejista do mercado de energia ainda é pouco conhecido

Em: 20/04/2018 às 08:38h por

A falta de conhecimento sobre a atuação do comercializador varejista de energia limita a expansão da atividade. Criado para facilitar a migração de empresas de menor porte para o mercado livre, o segmento ainda é incipiente.

“Atualmente, temos nove agentes varejistas habilitados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica [CCEE] e mais oito em processo de habilitação. O número de cargas que representam é pequeno, 26 clientes, devido à dificuldade criada pelo desconhecimento de regras”, explica o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.

Regulamentado em 2015, o comercializador representa consumidores no mercado livre de energia, ficando responsável por toda operação de seus representados, desde a migração até a gestão de procedimentos operacionais, como modelagem, medição, contabilização e obrigações financeiras.

“Existe um potencial muito grande de demanda represada. A maior parte desses consumidores nem sabe que pode participar desse mercado”, aponta o diretor da área de comercialização e gestão de cliente das EDP, Pedro Kurbhi.

Fonte: DCI