Consumo de energia subiu 3,2% em abril, informa CCEE

Em: 16/04/2018 às 09:28h por

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 10 de abril indicam crescimento de 3,2% no consumo e de 3,6% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Impactado pelo aumento das temperaturas no começo de abril, o consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 62.552 MW médios nos dez primeiros dias de abril, uma elevação de 3,2% frente ao índice no mesmo período de 2017, quando as temperaturas registradas foram mais amenas do que em abril deste ano.

No Ambiente de Contratação Regulado, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o consumo foi 1,4% superior, índice que considera a migração de consumidores para o mercado livre. O consumo cresceria 3% no período, caso esse efeito fosse desconsiderado.

Já o consumo no Ambiente de Contratação Livre, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, cresceu 7,5%, número que incorpora as novas cargas. Quando esse movimento não é considerado na análise, o consumo seria 3,6% superior.

Fonte: Canal Energia