Paraná terá a primeira cooperativa de geração distribuída a partir de biomassa lenhosa

Paraná terá a primeira cooperativa de geração distribuída a partir de

Em: 12/04/2018 às 08:48h por

Lançada oficialmente em Curitiba, a Companhia de Energia Paraná 1 (PR1), do sistema Ecoperativa, é a primeira cooperativa de geração distribuída remota de energia elétrica do Paraná. A previsão do projeto é de que a usina, que se encontra em fase de construção na cidade de Fazenda Rio Grande, entre em operação em janeiro de 2019, ofertando para aqueles que aderirem ao sistema, energia a partir de resíduos de biomassa lenhosa, oriundas de podas de árvores das ruas, parques e praças da região metropolitana da capital paranaense.
“É uma proposta que contribui para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo que garante a energia elétrica para os cooperados, um produto cada vez mais necessário no mundo de hoje”, comentou o presidente da PR1, Paulo Rabelo, durante o lançamento.

O evento, que aconteceu no último dia 5 de abril no Espaço Encontro da Amazônia, contou com a presença de interessados, investidores e parceiros, e também marcou o pré-lançamento da PR2, que irá atender empresas de pequeno e médio consumo, enquanto que a PR1 irá se direcionar aos consumidores residenciais. Na ocasião, a partir da conta de energia, os presentes puderam fazer simulação da economia que poderão ter aderindo à proposta. O veículo elétrico Twizy, da Renault, esteve em exposição no local.

Fonte: Canal Energia