Moody’s eleva ratings de empresas de transmissão e distribuição

Em: 12/04/2018 às 08:47h por

A agência de classificação de risco Moody’s divulgou na última terça-feira, 10 de abril, ações de ratings para diversas empresas do setor de transmissão e distribuição de energia elétrica que operam no Brasil. Os ratings seguiram a mudança da perspectiva para os títulos da dívida do Brasil de negativa para estável e a afirmação de emissor e de dívida sênior sem garantia em Ba2, anunciada no último 9 de abril. O equilíbrio das companhias reflete a perspectiva estável atribuída pela agência para o perfil de crédito do país e sua visão que a qualidade em questão continua a ser dependente do crédito soberano.

Concessionárias de energia elétrica não reguladas e projetos de geração também estão expostos a qualidade do crédito soberano devido à natureza altamente regulada do setor de energia e sua base doméstica de consumidores finais. No entanto, o grau no qual cada uma é afetada imediatamente por uma reversão eventual do crescimento econômico e sua capacidade de suportar uma desaceleração prolongada varia de acordo com sua qualidade crédito intrínseca e perfil de negócios.

Apesar da natureza regulada, as empresas do setor de transmissão brasileiro contam com receitas fixas que não dependem de volume, o que reduz sua exposição a uma desaceleração econômica. Consequentemente, a elevação dos ratings da EATE – Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S.A., ECTE – Emp. Catarinense Trans. Energ. S.A., ENTE – Emp. Norte de Trans. de Energ. S.A, ETEP – Emp. Paraense Trans. Energ. S.A. e TAESA para Ba1/Aaa.br, refletem a natureza altamente previsível dos fluxos de caixa em conjunto com suas posições de liquidez adequadas e alavancagem baixa para a categoria de rating.

Fonte: Canal Energia