Empreendedores fotovoltaicos lamentam exclusão da fonte do A-6

Em: 06/04/2018 às 08:34h por

O anúncio do Ministério de Minas e Energia de que a fonte solar não participará do leilão A-6, previsto para acontecer até agosto desse ano, causou preocupação entre os empreendedores. Eles falam em “rompimento do princípio da isonomia” e querem ser ouvidos pelo governo antes que o processo de licitação seja lançado. O certame vai contratar energia para entrega a partir de 2024.

“Precisamos de um conversa mais aprofundada sobre o tema, e procuraremos o Ministério de Minas e Energia para juntos tratarmos de forma madura a questão”, afirmou o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia. O executivo disse que o segmento fotovoltaico lamenta a exclusão da fonte do certame de energia nova por mais um ano, como aconteceu em dezembro de 2017, quando os empreendedores participaram do A-4 e ficaram fora do A-6.

A decisão do MME foi revelada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Eduardo Azevedo, que acompanhou o leilão A-4 na última quarta-feira, 4 de abril. Azevedo disse que a exclusão da fonte é resultado da frustração na demanda declarada pelas distribuidoras para o A-6, que ficou abaixo das expectativas do governo.

Fonte: Canal Energia