Leilão de energia elétrica tem desconto de 59%

Em: 05/04/2018 às 09:27h por

O governo federal contratou ontem, por meio de leilão, 39 empreendimentos de geração de energia elétrica, que vão gerar investimentos de R$ 5,27 bilhões no País. A licitação, realizada em São Paulo, teve deságio de 59% e foi comemorada pelo governo por causa do baixo preço conseguido em algumas fontes de energia, como as eólicas, negociadas a R$ 67,6 o megawatt hora (MWh).

“Estamos satisfeitos com o resultado”, disse o diretor da agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Tiago de Barros Correia, após a disputa. Segundo ele, por causa do “desconto expressivo”, foi possível contratar toda demanda indicada pelas distribuidoras. A declaração foi ratificada pelo secretário Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo.

Os dois executivos destacaram que o sucesso do leilão, num dia tenso como o de ontem – por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) envolvendo a possível prisão do ex-presidente Lula –, “mostra uma resiliência grande do setor elétrico”, que envolve projetos e contratos de longo prazo.

Fonte: O Estado de S. Paulo