Bloco faz esforço para aumentar uso de fontes renováveis

Em: 05/04/2018 às 09:27h por

O Brasil e países do bloco árabe pisam no acelerador para explorar novas fontes de energia limpa, como eólica, solar e o etanol. "Estamos em um momento de grande preocupação no planeta, com mudanças climáticas frequentes, e o apelo aos recursos renováveis é cada vez mais importante no mundo", analisa Suani Coelho, professora da área de energia e meio ambiente da Universidade de São Paulo (USP), em palestra no Fórum Econômico Brasil-Países Árabes. Empresários da Argélia e dos Emirados Árabes Unidos estão procurando parceiros e fornecedores de tecnologias limpas.

"Vivemos de energias renováveis e queremos que as empresas brasileiras participem desse movimento", diz Saeed Beljafla, gerente sênior de relações governamentais da Agência de Água e Energia de Dubai (DEWA, na sigla em inglês). O Emirado incentiva o uso de carros elétricos e tem mais de cem estações de recarga, com a meta de chegar a mais de 200 unidades, até 2020. "Vamos construir cidades sustentáveis para as próximas gerações."

Um dos principais projetos na área é o parque solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum (MBR), inaugurado em 2012 e considerado um dos maiores do mundo. Com área de 214 quilômetros quadrados, pretende acumular 1 GW de capacidade solar até 2020 e oferecer eletricidade para mais de 130 mil pessoas. Depois, até 2030, o complexo ganhará 5 GW de capacidade, incluindo 1 GW de força heliotérmica (uso e acúmulo do calor proveniente dos raios solares). A meta é que Dubai alcance, até 2030, um patamar de 25% de energia proveniente de fontes renováveis, chegando a 75% em 2050.

Fonte: Valor Econômico