Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ONS: vazões devem ficar próximas à média em abril, à exceção do Nordeste

ONS: vazões devem ficar próximas à média em abril, à exceção do Nordes

Em: 02/04/2018 às 09:33h por

O último mês do período úmido da temporada 2017/2018 deverá ser típico com chuvas nas primeiras semanas e gradativa redução dos volumes de energia natural afluente ao longo do tempo. A previsão inicial do Operador Nacional do Sistema Elétrico é de que apenas no submercado Sul seja verificada vazão acima da média histórica com 152% da MLT. No Norte e no Sudeste/Centro Oeste o índice chega próximo com 95% e 94% da média, respectivamente. O Nordeste, apesar de melhoria das condições, ainda está bem abaixo da MLT com 55%.

De acordo com a previsão meteorológica apresentada durante o encontro do Operador com os agentes para o PMO do mês de abril, a expectativa é de que não seja verificada anomalias climáticas nas águas do pacífico. Ou seja, a tendência é de neutralidade o que pode trazer volume de ENA mais próximo da normalidade para o Sul nos próximos meses. Segundo dados mostrados na reunião a temperatura das águas do Pacífico estão ficando mais baixas em relação aos últimos meses, mas não em um nível para chegar ao La Niña.

Com essa perspectiva de afluências, a estimativa para o encerramento de abril em termos de armazenamento é de continuidade do replecionamento dos reservatórios. No Sudeste/Centro-Oeste, a visão atual é de que inicie o próximo mês em 42,4% de capacidade e alcance 46,2% como nível para entrar no período seco. No sul esses índices são de 66,3% inicial de 84,3% ao fechamento do mês que vem. No Nordeste está em 36,3% e 42,3%, enquanto no Norte sai de 65,4% para 68,8%.

Fonte: Canal Energia