Leilão A-6 de 2017 tem mais 40 usinas homologadas

Em: 28/03/2018 às 08:37h por

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou parcialmente, em reunião pública nesta terça-feira, 27 de março, em Brasília, o resultado do Leilão nº 5/2017. Dos 63 empreendimentos viabilizados, restam dois pendentes de habilitação.

Realizado em dezembro de 2017, os projetos contratados totalizam 2.930,9 MW médios de garantia física e a data para início de suprimento é 1º de janeiro de 2023. O preço médio de R$ 189,45/MWh conferiu deságio médio de 38,7%, o que representa uma economia de R$ 68,5 bilhões para os consumidores de energia.
A energia foi comercializada por 49 eólicas; seis pequenas centrais hidrelétricas; 8 usinas termelétricas (sendo duas a gás natural e seis a biomassa, das quais cinco de bagaço de cana e uma de resíduo de madeira). Por fonte, o preço médio final do leilão foi de R$ 219,20/MWh para as PCHs; R$ 216,82/MWh para as usinas térmicas movida a biomassa; R$ 213,46/MWh para térmicas a gás natural; e R$ 98,62/MWh para as usinas eólicas.

Fonte: Canal Energia