Muitas razões para uma gestão privada

Em: 27/03/2018 às 09:06h por

O Tribunal de Contas da União (TCU) promove hoje em Brasília uma série de debates sobre a privatização da Eletrobras. Além do presidente da empresa, Wilson Ferreira Júnior, e de representantes do governo, Congresso Nacional e Ministério Público, o evento contará com a presença de representantes da sociedade civil e de diversos setores da economia.

A maioria dos participantes concorda num ponto: a única solução para a Eletrobras é a privatização. Um dos palestrantes do encontro será o engenheiro Claudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil, o maior centro de estudos do setor elétrico do país. Sales é incisivo. “A história mostra que a Eletrobras foi usada durante muitos anos para fins políticos, o que acabou destruindo a empresa”, diz ele. “Agora a sociedade precisa decidir se quer uma companhia saudável, com capacidade para fazer investimentos e gerar riqueza, ou se deseja que tudo fique como está, com a Eletrobras cada vez mais frágil e sugando recursos públicos já bastante escassos.”
Por se tratar de um tema árduo, que exige boa dose de conhecimento técnico, a sociedade não tem dado a devida atenção para os efeitos da privatização. Sob qualquer ângulo que se analise o assunto, porém, a conclusão parece óbvia: ela é tão urgente quanto necessária.

Fonte: Correio Braziliense