PL do novo modelo traz dúvida sobre energia existente no leilão de lastro

PL do novo modelo traz dúvida sobre energia existente no leilão de las

Em: 26/03/2018 às 10:05h por

O Projeto de Lei do Novo Modelo não deixa claro se os geradores de energia existente poderão participar dos leilões de lastro. A separação entre lastro e energia é considerada uma das partes mais sensíveis do novo modelo do setor. A receita do gerador com lastro será complementada pela venda do produto energia e dos serviços ancilares. Até 30 de junho de 2020, deverá ser definido o cronograma de regulamentação.

De acordo com Bernardo Bezerra, diretor da PSR, essa dúvida pode ser sanada durante a tramitação do projeto na Câmara dos Deputados. Ele não vê problema para que geradores de energia existente possam participar do certame, sendo esta participação uma maneira eficiente de avaliar o benefício para o sistema de descomissionar geradores existentes e contratar novos. Segundo ele, no PL há uma parte em que é colocada a valoração dos atributos, mas sempre há a referência a licitações de energia nova e não a existente. “Para a gente não ficou claro se o gerador existente poderá participar dos leilões de lastro”, explica Bezerra, que participou da nona edição do Workshop PSR/ CanalEnergia, realizada nesta sexta-feira, 23 de março, no Rio de Janeiro.

Fonte: Canal Energia