TCU intensifica análise de privatização da Eletrobrás

Em: 26/03/2018 às 10:03h por

O Tribunal de Contas da União (TCU) está intensificando o acompanhamento do processo de privatização da Eletrobras e pretende aumentar a coleta de subsídios para se manifestar sobre a operação. O secretário responsável pelo setor elétrico, Manoel Moreira de Souza, lembra que o órgão tem a obrigação de defender os interesses da União tanto como acionista da empresa quanto como poder concedente.

Sob o viés de acionista, o montante financeiro da operação é o principal foco de atenção, especialmente na necessidade de que o negócio contemple o valor estratégico da empresa no contexto do setor elétrico nacional. "Há sem dúvida um valor intangível que deve ser considerado na transação", lembrou o secretário.

No papel de poder concedente, a União deve se preocupar com os efeitos da privatização sobre a sustentabilidade do setor elétrico no curto, médio e longo prazos. Souza lembra que o efeito da saída do Estado pode ser positivo ou negativo, mas não há dúvida de que o movimento carrega "uma inércia expressiva".

Fonte: Canal Energia