Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Reforma do setor elétrico deve trazer mais autonomia e riscos às geradoras

Reforma do setor elétrico deve trazer mais autonomia e riscos às gerad

Em: 21/03/2018 às 10:10h por

A reforma do setor elétrico deve conferir mais autonomia às geradoras, porém, também pode trazer mais riscos, principalmente em momentos de escassez da oferta. Para especialistas, uma regulamentação poderia dar mais estabilidade ao mercado.

“É importante que os preços reflitam as necessidades do sistema, mas são necessários mecanismos que deem sustentação ao setor e protejam agentes e consumidores”, afirma o economista do instituto Acende Brasil, Richard Hochstetler.
O especialista desenvolveu juntamente com o professor da Escola de Economia de São Paulo – Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), Daniel Monte, e o professor associado do Insper, Rodrigo Moita, um estudo sobre a geração de energia em um mercado competitivo. Os principais pontos foram apresentados em evento na instituição nesta terça-feira (20).
No modelo proposto, os agentes são mais ativos junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “O agente passa a ter autonomia para gerar riscos. No modelo atual, ocorre de hidrelétricas serem forçadas a segurar reservatórios quando o preço está alto e acionadas para soltar quando o preço cai”, aponta Hoschsteller.

Porém, a mudança exigirá ajustes para que a operação seja rentável em momentos de abundância, quando o preço de energia cai, e para proteger o consumir de tarifas abusivas em períodos de escassez.

Fonte: DCI