Abraceel calcula economia de R$ 10,5 bi com antecipação da abertura do mercado

Abraceel calcula economia de R$ 10,5 bi com antecipação da abertura do

Em: 20/03/2018 às 11:20h por

A antecipação do cronograma de abertura do mercado livre de 2026 para 2021 vai possibilitar economia de R$ 10,5 bilhões nas contas de luz, com a  migração antes do prazo previsto de 182.593 pequenas e médias empresas atendidas em alta tensão. A estimativa está em estudo entregue ao Ministério de Minas e Energia pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica.

O estudo PSR/Abraceel mostra que a ampliação do mercado livre, na velocidade prevista pelo governo, deverá proporcionar economia anual em torno de R$ 2 bilhões para a indústria e o comércio. Com o cronograma proposto pelos comercializadores, todos os consumidores dos grupos A e B poderão escolher seu fornecedor de energia a partir de 2024, com uma economia anual de R$ 12 bilhões nas contas de energia.

Resultante da Consulta Pública 33, a proposta do MME prevê abertura gradual do mercado entre 2020 e 2028 para todos os consumidores do Grupo A, atendidos em alta tensão.  Até 2026, entrariam nesse mercado 24 mil indústrias e estabelecimentos comerciais. Para o Grupo B, que engloba  todas as unidades consumidoras conectadas em baixa tensão,  um estudo  sobre o acesso ao mercado livre deve ser feito em 2022.

Fonte: Canal Energia