Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

8º Fórum Mundial da Água terá participação do setor elétrico brasileiro

8º Fórum Mundial da Água terá participação do setor elétrico brasileir

Em: 19/03/2018 às 09:19h por

Pela primeira vez no hemisfério sul, o Fórum Mundial da Água terá início em poucos dias em Brasília, onde contará com a participação de entidades do setor elétrico brasileiro. O principal evento mundial de debate sobre os recursos hídricos do planeta irá reunir cerca de 40 mil pessoas nesta edição. Dentro da programação, o Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (Fmase) fará um Side Event sobre barragens e reservatórios de hidrelétricas, com três painéis de debates no dia 22 de março. Serão abordados temas como os conflitos relacionados à demanda e disponibilidade hídrica, os riscos à segurança hídrica e o uso de sistemas de acumulação de água como instrumento para resolução de conflitos de uso.

Em sua oitava edição, o Fórum acontece a cada três anos com o intuito de dar destaque à importância da água na agenda política dos governos e promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos. O evento reunirá os principais especialistas, gestores e organizações envolvidos com a questão no mundo.

A participação do Fmase no evento é oportuna para discussão de aspectos fundamentais, características e principais desafios da fonte hídrica na conjuntura atual. Para o presidente da entidade, Ênio Fonseca, o Fórum da Água é uma oportunidade ímpar para se elevar o debate sobre os recursos hídricos em torno de aspectos que permeiam o Setor Elétrico Brasileiro (SEB), em especial, a geração hidrelétrica: “A gestão responsável do uso da água é um dos princípios que norteiam a visão de sustentabilidade do setor elétrico, que tem na geração hidráulica, nada menos que 71,5% de nossa matriz de energia elétrica, equivalentes a 101.598 MW em 2016”, observou Fonseca, reforçando que a presença do Fmase no Fórum irá tratar da geração hidráulica, como fonte de energia limpa e renovável.

Fonte: Canal Energia