Microrredes inteligentes atraem investimentos

Em: 15/03/2018 às 08:25h por

A 27 quilômetros de Fortaleza (CE), no município de Eusébio, um projeto inovador na área de energia elétrica está saindo do papel. Cerca de 300 residências de um condomínio de alto padrão, com consumo médio de 780kWh mensais (mais de cinco vezes o consumo médio nacional), terão sua estrutura elétrica interna transformada em uma microrrede autônoma capaz de funcionar conectada ou não à rede da distribuidora.
Quando está ligada à empresa, a microrrede armazena energia para ser consumida em caso de falta ou para diminuir a demanda sobre o sistema que abastece a cidade. Quando cai a energia na concessionária, a microrrede funciona em modo autônomo e é capaz, por exemplo, de manter o fornecimento para cargas prioritárias (geladeiras, equipamentos de segurança, iluminação) durante pelo menos uma hora.

A microrrede utiliza energia solar e eólica e sistemas de armazenamento em baterias. Enquanto as casas produzirem energia a partir de fonte solar, os clientes poderão monitorar em tempo real a energia que está sendo gerada e consumida, com o auxílio de aplicativos móveis para celulares e tablets, além de poderem controlar as suas cargas remotamente. O volume de energia que não for consumido instantaneamente é armazenado em baterias de alta tecnologia e poderá ser enviado para a rede da Enel Distribuição Ceará, gerando créditos nas contas de luz dos moradores. "O projeto busca antecipar tecnologias que atendam às recentes transformações do setor elétrico, entre elas as possibilidades de o consumidor tornar-se também um agente de geração de energia", diz o presidente da Enel no Brasil, Carlo Zorzoli.

Fonte: Valor Econômico