Fórum Econômico Mundial lança ranking de energia

Em: 14/03/2018 às 09:22h por

Mesmo tendo uma matriz predominantemente limpa e com baixas emissões, o Brasil figura apenas em 38º lugar entre 114 países analisados pelo Fórum Mundial Econômico quanto à capacidade de fazer uma transição energética mais sustentável e acessível. Um relatório do fórum, que abre hoje em São Paulo sua edição regional para América Latina, mostra como o mundo deixou de avançar em várias frentes.

No último quinquênio, por exemplo, houve inexpressiva redução da intensidade do uso de carbono: a melhoria de eficiência global foi de apenas 1,8% por ano - a meta exigida pelo Acordo de Paris é de 3% ao ano. Em termos de acessibilidade, desde 2013, as tarifas residenciais de energia tiveram aumento real em mais da metade dos países - embora tenha havido queda generalizada dos preços dos combustíveis.

O relatório "Promoção de uma Transição Energética Efetiva" criou um ranking de países conforme o desempenho de seus atuais sistemas energéticos, medindo três dimensões: segurança energética e acesso à energia, sustentabilidade ambiental do sistema e o potencial para crescimento e desenvolvimento econômico sustentável. O documento avalia a presença de condições que podem viabilizar a transição para uma economia de baixo carbono.

Fonte: Valor Econômico