Violência pesa na conta de luz no Rio

Em: 14/03/2018 às 09:21h por

O consumidor do Rio de Janeiro terá de lidar com aumentos na conta de luz bem acima da inflação a partir de amanhã. Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os clientes da Light irão arcar com um reajuste médio de 9,09% nas tarifas residenciais. O reajuste para os consumidores residenciais da Enel Rio (antiga Ampla) será ainda maior, de 21,46%. Ambos estão muito acima da inflação de 2017, que foi de 2,95%. Falta de chuvas no ano passado e aumento de encargos sociais contribuíram para o aumento. A crise na segurança pública no estado também foi levada em conta pelo órgão ao definir os percentuais de alta, principalmente no caso da Enel.

Para compor a nova tarifa da Enel, que atende 66 municípios fluminenses, a agência reguladora deu mais peso para o problema da segurança pública. A Aneel levou em consideração riscos que a empresa enfrenta em áreas conflagradas e onde há furto de energia. Como os técnicos não conseguem entrar nesses lugares, a empresa fica impossibilitada de fazer cortes e cobrar dívidas. Os custos da criminalidade foram citados pelas duas distribuidoras de energia do estado na reunião com a Aneel.

Fonte: O Globo