Sindenergia perde um dos fundadores

Em: 09/04/2012 às 09:03h por Assessoria/Sindenergia

O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) perdeu um de seus fundadores. Odécio Marcondes de Paula (76), superintendente administrativo do Sindicato, faleceu em Cuiabá no dia 23 de março no hospital São Matheus. A perda foi lamentada por todos os membros da diretoria, associados e colaboradores do Sindenergia.

O 2º vice-presidente do Sindenergia, José Antônio de Mesquita, que participou da fundação do sindicato e foi o primeiro presidente da instituição, lembra que Odécio se dedicava totalmente ao trabalho. O superintendente administrativo, conta Mesquita, era de extrema confiança e foi o responsável por toda a legalização e organização da entidade.

"Tudo que é novo precisa de uma mão para começar a andar. Odécio foi essa pessoa. Com responsabilidade, dedicação e amor, ele deu a mão ao Sindenergia para que ele começasse a andar. Sempre estivemos juntos, foi muito difícil perder ele", diz.

Flávia Marcondes de Paula, assessora sindical do Sindenergia e filha de Odécio, conta um pouco mais. Segundo a assessora, Odécio vivia para a família e para o sindicato. "Ele sempre dizia que era o guardião do Sindenergia. Sempre que alguém ligasse, não importava a hora, ele atendia e resolvia", relata.

O empresário Carlos Antônio Borges Garcia, ex-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, destaca que Odécio teve um papel muito importante para o crescimento dos sindicatos patronais em Mato Grosso e no aumento da participação deles no setor industrial brasileiro. “Odécio tinha uma capacidade invejável de se relacionar com as pessoas. Não tinha tempo difícil para ele. Havia sim uma vontade muito grande de trabalhar”.

Mesquita destaca que Odécio se dedicou não só o setor elétrico mato-grossense, mas também o setor de construção civil, madeireiro e coureiro. "No começo do Sindenergia, Odécio nem recebia salário. Trabalhava apenas por amor à causa. Ele sempre se esforçou muito para criar a musculatura que o sindicato tem", pontua.

O 2º vice-presidente revela que a diretoria está se reunindo quase todos os dias para discutir o processo de transição da parte administrativa. Enquanto um novo superintendente administrativo não é contratado, Mesquita está mais próximo da parte administrativa, juntamente com o presidente do Sindenergia, Fabio Garcia.