Pesquisa indica que 42,5% dos deputados são favoráveis a privatização da Eletrobras

Pesquisa indica que 42,5% dos deputados são favoráveis a privatização

Em: 08/03/2018 às 09:15h por

Pesquisa da consultoria política Arko Advice feita com 153 deputados de 24 partidos revelou que 42,5% deles são favoráveis a privatização da Eletrobras, enquanto 47% não se opõem a desestatização das seis distribuidoras em poder da estatal. De acordo com Lucas de Aragão, diretor da Arko Advice, o percentual é um bom sinal para o governo, já que o projeto de lei que permitirá a venda da estatal precisa de maioria simples para ser aprovado. “‘Indica que está em um caminho para ser aprovada”, afirma. A pesquisa também mostrou que 57% dos entrevistados acreditam que a privatização não sairá este ano.

Aragão considera que a rejeição a privatização da Eletrobras não é tão alta, embora seja um tema considerado complexo. Ele não classifica a venda da empresa como um problema eleitoral como a reforma da previdência, em que os parlamentares a enfraqueceram e acabaram por desestimulá-la. “Não vejo a Eletrobras como uma questão eleitoralmente sensível”, observa o diretor da consultoria. Ainda segundo ele, essa privatização não é considerada uma prioridade para a população, que teria outros temas mais importantes para se debruçar.

Outro ponto que o diretor da Arko Advice cita como positivo é o início das atividades da comissão especial do PL. A primeira reunião, que seria realizada ontem, foi suspensa após devido a uma questão de ordem sobre o número de participantes. Na comissão, ele dá como exemplo de negociação o valor destinado para a revitalização do rio São Francisco – que o relator José Carlos Aleluia (DEM-BA) quer que seja de R$ 1 bilhão ao ano e o governo acenou com R$ 300 milhões – em que um denominador comum poderá ser alcançado para que se prossiga com a desestatização.

Fonte: Canal Energia