Diretor da Aneel admite que tarifas têm alcançado níveis preocupantes

Em: 08/03/2018 às 09:12h por

img

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino,  afirmou durante a reunião pública semanal  da autarquia que é preciso “discutir de maneira mais efetiva” o peso dos tributos sobre o custo da energia elétrica pago pelo consumidor. Ele admitiu que “o valor da tarifa está assumindo um patamar muito preocupante”, o que impacta toda a indústria, e revelou que a situação incomoda não apenas as distribuidoras e os consumidores, mas também o órgão regulador.

Ao comentar a decisão da autarquia de manter em 8,09% o custo médio ponderado de capital (wacc, na sigla em inglês) que será usado nos processos de revisão das distribuidoras até 2019, Rufino destacou que a remuneração do capital representa em torno de 4% da tarifa total do segmento de distribuição. Ele lembrou que o wacc tem impacto tarifário pequeno, mas uma sensibilidade grande do ponto de vista de  quem vai financiar o setor elétrico. O que, de fato, tem elevado a conta em níveis indesejados, completou, não é a remuneração nem os custos operacionais das empresas, e sim os tributos, os encargos setoriais e o custo da energia elétrica.

Fonte: Canal Energia