Modelo de térmica associada ao poço de gás atrai investidor

Em: 07/03/2018 às 09:03h por

Quatro anos após o início da operação do Complexo Parnaíba, no Maranhão, a geração "gas-to-wire" (como é conhecida a construção de termelétricas na boca do poço de gás) começa a ser replicada em outras regiões do país. Pioneira no desenvolvimento do modelo, no Brasil, a Eneva pretende confirmar a construção dessas termelétricas como um dos principais eixos de crescimento nos próximos anos, dentro do seu novo plano estratégico. Enquanto isso, outras empresas, como Imetame e Tradener, também miram oportunidades no segmento.

Segundo o presidente da Eneva, Pedro Zinner, o objetivo é replicar o modelo adotado em menor escala, em projetos que variam de 100 a 150 megawatts. Hoje, a empresa opera um complexo de 1,4 gigawatts, no Maranhão, composto por quatro usinas que geram receitas fixas da ordem de R$ 1,15 bilhão por ano, no mercado regulado.

Em novembro, a Eneva deu seu primeiro passo, para replicar o modelo de Parnaíba, ao adquirir, por US$ 54 milhões, o campo de gás natural de Azulão, localizado na Bacia do Amazonas. Zinner afirma que o desejo é inscrever o projeto de uma termelétrica, na região, ainda este ano.

Fonte: Valor Econômico