Aneel vê contas de luz em nível preocupante

Em: 07/03/2018 às 09:02h por

A pressão de custo de subsídios e tributos sobre as contas de luz tem preocupado a Agência nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ontem, o diretor-geral, Romeu Rufino, disse que, em consequência, o valor das tarifas tem assumido um "patamar muito preocupante". A queixa de Rufino veio durante a tomada de decisão da diretoria sobre a taxa anual de remuneração das distribuidoras, respondendo às manifestações do setor sobre o volume de encargos cobrados dos consumidores de energia.

"Isso de fato nos incomoda também, e acho que a todos, distribuidoras, consumidores, o regulador, porque o valor da tarifa está assumindo patamar muito preocupante. Isso impacta toda a indústria. A gente precisa discutir isso de maneira mais efetiva", afirmou.

Ontem, a diretoria da Aneel propôs o aumento médio de 25,87% das contas de luz praticadas pela Cemig, distribuidora que atende a 8,2 milhões de clientes de 774 municípios de Minas Gerais. Se confirmada a projeção de alta, os consumidores industriais (alta tensão) terão aumento de 34,41% nas tarifas a partir de 28 de maio. No caso da distribuidora mineira, os tributos respondem por 30,7% da fatura, sendo 25,3% de ICMS.

Fonte: Valor Econômico