Aneel mantém remuneração de distribuidoras em 8,09%

Em: 07/03/2018 às 09:02h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu manter em 8,09% a taxa de remuneração a ser considerada nas revisões tarifárias das distribuidoras em 2018 e 2019, e  antecipar para o ano que vem a revisão da metodologia de cálculo do custo médio ponderado de capital (wacc, na sigla em inglês) que seria feita em 2020. O impacto da manutenção do wacc sobre a tarifa será de 0,3%, segundo cálculo da agência.

Uma alternativa proposta pelo diretor Tiago Correia na votação desta terça-feira, 6 de  março, era a atualização da taxa de remuneração de  8,09% para 8,26% em termos reais. A Aneel propôs em audiência pública em novembro passado a redução do wacc para 7,71% em termos reais, e a área técnica chegou a sugerir a redução do valor para 7,5%, ao consolidar as contribuições apresentadas pelas empresas no processo de audiência pública. A sugestão não foi aceita pelo diretor, que sugeriu como opções manter a taxa atual ou aprovar um aumento do valor.

Fonte: Canal Energia