Aneel decide hoje nova taxa de remuneração para distribuição

Em: 06/03/2018 às 10:47h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve definir sua posição final sobre a nova taxa de remuneração (Wacc, na sigla em inglês) das distribuidoras em reunião da diretoria na manhã de hoje. Até ontem à tarde, ainda havia visões divergentes sobre a metodologia de cálculo que será aplicada na definição da taxa pelos próximos três anos, com vigência de até cinco anos. Na reta final, a discussão girava em torno do uso da série histórica do risco-país como indicador que mede a piora ou melhora do ambiente de negócio.

No cálculo da taxa atual de 8,09%, a Aneel usou o critério de mediana para apurar o risco-país, do período de outubro de 2003 a setembro de 2017, registrado pelo EMBI+Brazil, da J.P. Morgan. O uso da mediana permitiu que a agência desconsiderasse os maiores picos de melhora ou piora das condições de investimento no país.
Se tivesse adotado a apuração de risco pela média, a metodologia teria capturado as oscilações mais fortes do indicador com o favorecimento das concessionárias. Esta foi uma das reivindicações das distribuidoras. O segmento considera que a mudança deveria vir associada à ferramenta "box plot" para corrigir distorções. A área técnica da agência, no entanto, argumentou que, em nome da estabilidade regulatória, o parâmetro atual deveria ser mantido.

Fonte: Valor Econômico