Justiça Federal-MT inaugura usina fotovoltaica

Em: 05/03/2018 às 09:29h por Cenário MT

img

A Justiça Federal do Mato Grosso será o primeiro órgão público do estado a instalar sistema próprio de geração de energia solar com a inauguração de sua usina fotovoltaica, no dia 6 de março.
Considerando a Resolução Normativa Aneel nº 482/2012 – que permite ao consumidor brasileiro a possibilidade de gerar sua própria energia a partir de fontes renováveis –, em 2017, o Diretor do Foro Juiz Federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza da Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) verificou a viabilidade técnica de implantação de usina solar em sua sede.

De acordo com a companhia energética local, a Energisa, a SJMT será a segunda instituição da região em potencial de criação de radiação/energia solar no Mato Grosso, com capacidade de 300 KW, ficando atrás apenas da empresa Santamélia Participações Ltda, cuja atividade econômica é o cultivo de soja no município de Campo Novo do Parecis, no interior do estado, cuja capacidade de geração é de 305 KW.

A usina – O sistema de geração proposto possui o formato de BIPV (Building Integrated Photovoltaic), termo em inglês que significa energia fotovoltaica integrada a edificações. O sistema será instalado de forma a gerar energia e proporcionar cobertura para veículos no estacionamento, diminuindo custos e tornando a estrutura da unidade jurisdicional ainda mais sustentável.

Fonte: Cenário MT