Cuiabá sobe 35 posições em ranking brasileiro de cidades inteligentes

Em: 05/03/2018 às 09:29h por

Cuiabá ganhou 35 posições no Ranking Connected Smart Cities de 2017, saltando da 79ª posição, em 2016, para a 44ª. Antes, o município havia vançado do nível baixo para o médio nas áreas da sustentabilidade e limpeza urbana, conforme o estudo elaborado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (SELUR), em conjunto com a empresa PwC Brasil.

Elaborado pela empresa especializada em inteligência de mercado e geoprocessamento, Urban Systems, utilizando uma metodologia própria e exclusiva, o levantamento é realizado anualmente com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Para isso, são levados em consideração parâmetros que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Ao todo, foram analisadas 100 cidades das cinco regiões brasileiras, englobando 70 indicadores de 11 setores apontados como primordiais para a construção de uma cidade inteligente. O estudo leva em conta as seguintes áreas:

Mobilidade; Urbanismo; Meio Ambiente; Energia; Tecnologia e Inovação; Economia; Educação; Saúde; Segurança; Empreendedorismo; e Governança. Dentro delas são averiguadas fatores como Conectividade; Acessibilidade; Plano Diretor Estratégico Municipal; Emissão de alvarás online; Arborização; Matricula escolar online; Iluminação pública; Despesas com educação e saúde; Vias pavimentadas; Site da Prefeitura com serviços e notícias; e cobertura do serviço de coleta de resíduos.
Fonte: Olhar Direto