Eletropaulo e Eletrobras avaliam cronograma de acordo

Em: 02/03/2018 às 10:16h por

O acordo que deve encerrar a disputa judicial entre a Eletropaulo e a Eletrobras ainda esbarra, neste momento, no cronograma dos pagamentos que a distribuidora precisará fazer à estatal, apurou o Valor com fontes envolvidas na negociação.

A proposta aprovada previamente pelos conselhos das duas companhias prevê que a Eletropaulo pague aproximadamente R$ 1,5 bilhão à Eletrobras. A estatal defendia que no mínimo R$ 750 milhões fossem pagos à vista, mas isso foi considerado fora de questão pelo conselho da Eletropaulo, por não ser compatível com o fluxo de caixa da distribuidora de energia. Agora, as duas companhias discutem qual será a parcela paga à vista e qual o cronograma do valor restante. "Ter um acordo no primeiro trimestre é muito factível", disse uma fonte ao Valor.

O cronograma de pagamento é importante para que a distribuidora não ultrapasse as cláusulas de restrição dos seus contratos de dívida ("covenants"). Ao fim de setembro, a alavancagem da companhia era de 2,57 vezes, abaixo do limite de 3,5 vezes dos covenants de suas dívidas.
O processo se arrasta na Justiça há 30 anos, e se refere a um empréstimo tomado pela Eletropaulo da Eletrobras em 1986, quando a primeira ainda era estatal, e reunia, além da concessão de distribuição atual, ativos que hoje pertencem às empresas Cteep, EDP São Paulo e EMAE.