Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Empresa de SC quer pôr na rua neste ano carro elétrico carregado na tomada

Empresa de SC quer pôr na rua neste ano carro elétrico carregado na to

Em: 28/02/2018 às 11:10h por

 Imagine um carro projetado no Brasil e que é abastecido na tomada de casa. Essa é a proposta do Li, projeto da empresa Mobilis, de Palhoça, na Grande Florianópolis.

 A expectativa da empresa é que o veículo chegue às ruas no segundo semestre deste ano. Ele é um dos primeiros elétricos produzidos em grande parte no Brasil: cerca de 70% das peças são produzidas aqui, com exceção da bateria de lítio e de pequenos componentes eletrônicos, que são importados da China.
 Por trás do projeto estão quatro jovens: o engenheiro elétrico Paulo Zanetti, 28, os engenheiros mecânicos Thiago Hoeltgebaum, 28, e Mahatma Marostica, 33, e o administrador Marcos dal Moro, 34.

 Bateria de íons de lítio

 O Li ganhou esse nome porque a base da sua tecnologia é a bateria de íons de lítio. Segundo os sócios, essa bateria é simples, não requer combustível, dispensa manutenção e tem validade de dez anos.
 "Nos empenhamos em criar um carro sustentável. A primeira manutenção do Li demora uma década. Nos carros tradicionais, é feita a cada seis meses. Sem contar que o custo da rodagem é, em média, entre cinco e sete vezes mais baixo que o dos veículos com energia de combustão, dependendo do preço da gasolina", diz Hoeltgebaum.

 Para andar uma distância de 60 km a uma velocidade média de 100 km/h, o Li precisa de uma carga de seis horas na tomada. Segundo o empresário, essa carga custa em torno de R$ 4. "Você pode recarregá-lo enquanto está dormindo", diz.

Fonte: Uol