EPE, GIZ e ONS iniciam estudo sobre inserção das renováveis na matriz energética nacional

EPE, GIZ e ONS iniciam estudo sobre inserção das renováveis na matriz

Em: 16/02/2018 às 09:58h por

A Empresa de Pesquisa Energética e a GIZ – Sociedade Alemã para Cooperação Internacional -, com a participação do ONS, deram início ao projeto “Aspectos a considerar na inserção de fontes renováveis de energia na matriz energética brasileira”, que faz parte da iniciativa “Sistemas Energéticos do Futuro: Integrando fontes de energia renovável intermitente na matriz energética brasileira”, no âmbito da cooperação Brasil-Alemanha.
Para realizar o estudo, após o processo de licitação internacional, foi contratada a empresa Lahmeyer International, que tem como parceiras a Engie Tractebel e a PSR. O prazo para a realização dos trabalhos será de 14 meses.

O levantamento irá mostrar como o sistema elétrico nacional precisa se preparar – em termos de operação e expansão – para suportar o aumento das energias renováveis com geração variável ao longo do dia, e quais são os pontos críticos e os cenários de inserção dessas fontes. Também serão avaliados os recursos tecnológicos disponíveis para atenuar os impactos da penetração dessas fontes no SIN no médio e longo prazos.

Fonte; Canal energia