Anatel quer lançar edital de leilão de 4G no segundo semestre

Em: 15/02/2018 às 10:12h por

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, se reuniram ontem para discutir a licitação do lote remanescente da faixa de 700 MHz, por meio da qual é possível oferecer internet 4G. Segundo Quadros, a expectativa é que o edital seja lançado no segundo semestre.

Na reunião, foi discutido o preço de referência para o edital, mas, de acordo com presidente da Anatel, os valores ainda não foram definidos. A expectativa, porém, é que esse lote possa render valores bilionários para o Tesouro Nacional. Essa arrecadação não está prevista no Orçamento deste ano.
A licitação da faixa de 700 MHz foi realizada em setembro de 2014. Na época, a Anatel dividiu a frequência em quatro lotes de alcance nacional, adquiridos pelas empresas Vivo, Claro e TIM. A Oi, que já enfrentava dificuldades econômico-financeiras, não participou da disputa. Com o leilão, o governo conseguiu arrecadar R$ 5,8 bilhões.

No mercado, a expectativa é que a Oi, que teve o processo de recuperação judicial aprovado pela Justiça, tenha condições de comprar esse lote agora. Mas, em tese, as empresas que já possuem a frequência também podem adquiri-lo, se quiserem ampliar sua cobertura no País.

Fonte: O Estado de S. Paulo