CMSE: sistema opera com folga de 9%

Em: 13/03/2014 às 12:52h por Jornal da Energia

Considerando um risco de déficit de 5%, o sistema elétrico está trabalhando com uma folga de 9%, o equivalente a 6.200 MW médios. A informação consta em nota divulgada nesta quarta-feira (12/03), pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Segundo o Comitê, que reuniu-se para a realização de sua reunião mensal, o suprimento está garantido para 2014, a menos que ocorra uma série de vazões piores do que as já registradas.

Confira abaixo a nota à imprensa:

"O sistema elétrico apresenta-se estruturalmente equilibrado, com sobras, em termos de balanço energético, devido à capacidade de geração e transmissão instalada no país, que está sendo ampliada este ano com a entrada em operação de usinas, linhas e subestações em fase de conclusão, considerando-se tanto o critério probabilístico (riscos anuais de déficit), como as análises com as séries históricas de vazões, para o atendimento de uma carga prevista para 2014, da ordem de 67.000 MW médios de energia.

Considerando o risco de déficit de 5%, conforme critério estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, há uma sobra de 6.200 MW médios, equivalente a 9% da carga prevista. Ressalta-se que o início do período úmido de 2014 caracterizou-se, em termos do clima, pela presença persistente de um sistema de alta pressão no oceano, próximo da região Sudeste, que vinha impedindo o avanço de frentes frias vindas do Sul. Com isso, não ocorreram chuvas previstas nas principais bacias hidrográficas, onde se localizam os reservatórios das hidrelétricas.

Desde a segunda quinzena de fevereiro, esse fenômeno climático vem se enfraquecendo, propiciando a entrada de frentes frias vindo do Sul e do Centro Oeste, embora sem a formação da zona de convergência do atlântico sul – ZCAS, provocando a ocorrência de chuvas fracas nas bacias hidrográficas da região Nordeste; fracas a moderadas, nas regiões Sudeste/Centro Oeste; e, em torno da média, nas regiões Sul e Norte.

Nessas condições, as afluências verificadas em janeiro e fevereiro nas principais bacias hidrográficas das regiões Sudeste / Centro-Oeste e Nordeste, situaram-se em valores da ordem de 46% e 52% das respectivas médias históricas. Nos primeiros 10 dias de março, as afluências verificadas foram cerca de 61%, 25%, 143% e 117% da média histórica nas regiões Sudeste / Centro Oeste, Nordeste, Sul e Norte, respectivamente.

As avaliações prospectivas de desempenho do sistema confirmam a garantia do suprimento no ano de 2014, uma vez que se dispõe atualmente de um parque de geração termelétrico significativo, que deve e vem sendo utilizado sempre que necessário, como complementação à geração hidrelétrica. Portanto, a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixa probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia elétrica no país em 2014.

Devido a esse conjunto de fatores, as bacias hidrográficas onde se situam os principais reservatórios estão atravessando uma situação climática, conjuntural, desfavorável, até este momento do atual período úmido. No entanto, o Sistema Interligado Nacional dispõe das condições de equilíbrio estrutural necessárias para o abastecimento do país."