Distribuidora calcula perdas com redução da taxa de remuneração

Em: 22/01/2018 às 09:31h por

A proposta da área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de redução da taxa de remuneração ("WACC regulatório") para o próximo ciclo de revisões tarifárias das distribuidoras, que se inicia em março deste ano e vai até 2020, de 8,09% para 7,71%, provocará a perda de 6% do Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) anual das distribuidoras, para R$ 6,2 bilhões, e uma redução de investimentos no setor de R$ 3 bilhões ao ano. As projeções são da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o Instituto Acende Brasil e o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da UFRJ.

A proposta da agência tem preocupado o setor de distribuição, segmento mais afetado do mercado elétrico desde a publicação da Medida Provisória 579/2012, seguida por uma grave crise hídrica. De acordo com levantamento feito pelo Gesel/UFRJ, o setor de distribuição brasileiro deu prejuízo nos anos de 2015 e 2016. Nesse mesmo biênio, 27% das grandes empresas privadas do setor, que em geral são mais eficientes que as estatais, tiveram prejuízo.

"Você imagina que um setor de infraestrutura monopolista regulado é de baixo risco e retorno moderado. Se a empresa for muito eficiente, ela terá um retorno um pouco maior, mas nada excepcional. E, se ela for mal, ela terá um lucro baixo, mas não um prejuízo", afirma Roberto Brandão, pesquisador do Gesel/UFRJ.

Fonte: Valor Econômico