PLD aumenta em todos os submercados, aponta CCEE

Em: 22/01/2018 às 09:30h por

O Preço de Liquidação das Diferenças para a semana operativa de 20 a 26 de janeiro subiu em todos os submercados. No Sudeste/Centro-Oeste, o aumento foi de 18% com o preço médio fixado em R$ 192,89/MWh. No Sul, o preço foi de R$ 165,82/MWh para R$ 191,89/MWh, elevação de 16%. O PLD no Nordeste elevou-se em 17% ao passar de R$ 162,06/MWh para R$ 190,37/MWh. Já o preço no Norte teve aumento de 2%, fixado em R$ 145,60/MWh.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, os preços do submercado Norte apresentaram valores menores em relação aos demais por ser exportador e por ter alcançado os limites de envio de energia para o Sudeste, assim como para o Nordeste. O pequeno descolamento do preço entre os outros, explicou a CCEE, deve-se às perdas elétricas na interligação entre os submercados.

A expectativa de afluências para o Sistema Interligado Nacional para o final de janeiro foi revista de 95% para 92% da média de longo termo com afluências esperadas em 99% da média no Sudeste/Centro Oeste, 165% no Sul, 36% no Nordeste e em 71% no Norte.

Fonte: Canal Energia