Abradee: repasse resolve parcialmente impactos

Em: 12/03/2014 às 13:15h por Jornal da Energia

Depois do repasse de R$1,2 bilhão para as distribuidoras de energia cobrirem sua exposição no mercado de curto prazo, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) declarou que a medida resolve parcialmente os impactos. Isso porque, conforme a avaliação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias permanecem com um déficit de R$811,526 milhões.

Segundo a associação, o respasse garante no momento a adimplência setorial. “A Abradee continuará com as tratativas com o governo na busca de soluções mais sustentáveis para o setor e reafirma seu compromisso de garantir que haja recursos suficientes para fazer os investimentos necessários à manutenção e melhoria da qualidade dos serviços prestados”, declarou em nota.

O desembolso feito pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, através da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), tomou como base um orçamento de R$9 bilhões e teve o intuito de neutralizar a exposição involuntária das concessionárias, decorrente da compra frustrada no leilão de energia existente (A-1), de dezembro do ano passado.