Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ES ganha nova linha de transmissão de energia em 2014, diz governador

ES ganha nova linha de transmissão de energia em 2014, diz governador

Em: 12/03/2014 às 13:07h por G1

O governador do Espírito Santo Renato Casagrande foi a Brasília, nesta terça-feira (11), tratar de assuntos como energia elétrica, com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão; aeroporto, com ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro; e segurança na Copa do Mundo, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Em entrevista à rádio CBN Vitória, Casagrande anunciou que o governo federal deu garantias de que, até maio de 2014, o estado vai ter uma nova linha de transmissão de energia. 

A infraestrutura vai dar mais segurança e estabilidade ao fornecimento no Espírito Santo. “Um investimento importante ficará pronto até o final de maio, que é a linha de transmissão de 50 quilowatts que tem origem em Mesquita, Minas Gerais, e está chegando até Viana. Isso vai ser mais uma fonte de energia do estado, tão importante quanto a linha que liga Ouro Preto até a Serra”, disse Casagrande.

O governador ainda disse que Lobão prevê uma outra linha de transmissão para março de 2015, ligando a região de Mascarenhas, em Baixo Guandu, até Linhares, fortalecendo as regiões Norte e Noroeste. Casagrande também anunciou que “uma licitação deve ser aberta, no segundo semestre de 2014, para a ligação elétrica entre Linhares e São Mateus e para a aquisição de transformadores mais potentes, somando um investimento do governo federal da ordem de R$ 700 milhões. A previsão é de que essas obras fiquem prontas em 2017”.

Aeroporto
Casagrande também se reuniu na capital federal com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro, relator do processo do Aeroporto de Vitória, em busca de informações sobre a análise dos projetos executivo e de orçamento para a ampliação do terminal, encaminhado pela Infraero no dia 10 de fevereiro deste ano.

De acordo com o governador, o ministro afirmou que até esta sexta-feira (14) a equipe técnica do TCU termina de avaliar os projetos, e, se não houver problemas, ele pretende levar o parecer para o plenário em abril. Casagrande se declarou insatisfeito com o prazo. “Não tem como ficar satisfeito nesse assunto do aeroporto. Só estaria se estivesse sido seguido o cronograma inicial ou um próximo dele, que era para obra ficar pronta em 2008. Estamos em 2014 e a obra ainda precisa ser retomada. Não há nenhuma satisfação com qualquer resultado desse trabalho”, disse o governador.

Segurança na Copa
Com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, Casagrande tratou da segurança para as delegações de Camarões e Austrália, que ficarão hospedadas no Espírito Santo durante a Copa do Mundo.

Casagrande pediu para que o Espírito Santo seja incluído no planejamento de segurança do governo federal. Além disso, o governador quer o aumento de efetivo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, a disponibilização de equipamentos de segurança e planejamento, e a integração entre os órgãos federais e estaduais.

Segundo o governador, o ministro acolheu as propostas, mas não deu resposta definitiva, pois “iria estudar como atender as demandas”.