Energia solar distribuída atinge 150 MW

Em: 14/12/2017 às 09:27h por

Com cerca de 18.214 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, a geração solar distribuída atingiu 150 MW de potência instalada. São instalações em residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e na zona rural. Juntos, eles representam 75,5% do total da potência instalada da microgeração e minigeração distribuída. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Traduzindo de outra forma, a geração solar distribuída representa investimentos acumulados de R$ 1,33 bilhão desde 2012. Lembrando que não estão nessa conta as grandes fazendas solares, que pertencem à categoria de geração fotovoltaica concentrada.

O mapeamento da Absolar mostra que os consumidores residenciais lideram o uso da energia solar fotovoltaica, representando 42% da potência instalada no país, seguidos por empresas dos setores de comércio e serviços (39%), indústrias (9%), sistemas localizados na zona rural (5%), edificações e serviços do poder público (5%), como escolas, hospitais, tribunais e iluminação pública.

Três fatores impulsionam o segmento, segundo a entidade: a redução de mais de 75% no preço da energia solar fotovoltaica nos últimos 10 anos, o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos dois anos e um aumento no protagonismo e na consciência e responsabilidade socioambiental dos consumidores, cada vez mais interessados em economizar dinheiro ajudando simultaneamente a preservação do meio ambiente.

Fonte: Revista Meio Filtrante