Universalização do acesso à energia no Maranhão é prorrogada até 2020

Em: 13/12/2017 às 09:17h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a prorrogação por três anos do prazo para a universalização do acesso à energia elétrica na área rural de 94 municípios do Maranhão. A data limite passará de 2017 para 2020, período em que a Cemar terá de instalar 28.675 novas ligações nas áreas ainda não atendidas.

Pouco mais de 21 mil ligações serão feitas com recursos próprios e as restantes 7 mil ligações com repasses do programa Luz para Todos. A distribuidora havia solicitado inicialmente a prorrogação do prazo para 2020, mas alterou o pedido de alteração da data final para 2025, durante processo de audiência pública.

A última revisão do Plano de Universalização da área rural da Cemar estabeleceu 2017 como ano limite para que todas as comunidades rurais do estado fossem atendidas pela concessionária. A meta era de 42.015 ligações entre 2015 e 2018, mas um levantamento cadastral concluído em maio pela distribuidora teria indicado a existência de 48.858 domicílios sem energia elétrica no estado.

Fonte: Canal Energia