Eólica movimentará R$10 bilhões Piauí

Em: 11/03/2014 às 14:15h por Jornal da Energia

O setor de energia eólica vai possibilitar um investimento direto de pelo menos R$ 10 bilhões nos próximos quatro a cinco anos no Piauí. A soma dos valores assegurados até agora em cinco projetos é de R$ 8,55 bilhões durante o período, mas o Estado prevê valores maiores, diante do crescente interesse pelo Estado.

Somente a Casa dos Ventos já tem assegurado um investimento de R$4 bilhões em um único parque eólico, na Serra do Araripe, valor que poderá crescer nos próximos anos. Além disso, a Vensolbras deverá aportar mais R$1,2 bilhão em São João do Piauí, a Queiroz Galvão mais R$1,6 bilhão na Chapa do Araripe, a Ômega Energia mais R$250 milhões no litoral, e a Atlantic Energia R$1,5 bilhão em Lagoa do Barro, Queimada Nova.

Somado à potencialidade, o Piauí conta a seu favor com investimentos do governo do Estado, importantes para garantir o interesse dos empresários. Para completar, há uma crescente demanda no âmbito nacional.

"O Brasil precisa de energia e o Piauí pode oferecer essa energia, num tempo bem mais curto do que seria, por exemplo, a construção de uma hidrelétrica, e com bem menor impacto ambiental", diz o secretário do Planejamento, Cézar Fortes. "Nosso vagão está se juntando ao grande comboio da estratégia de desenvolvimento nacional", enfatiza o governador Wilson Martins.