Após período de estagnação, indústria de GTD deve voltar a crescer em 2018

Após período de estagnação, indústria de GTD deve voltar a crescer em

Em: 11/12/2017 às 09:38h por

O faturamento da indústria de geração, transmissão e distribuição (GTD) de energia elétrica deverá fechar o ano em R$ 16,34 bilhões, o que representará uma queda de 1% na comparação com 2016. Nos dois anos anteriores o setor já havia registrado estagnação no faturamento.

A boa notícia é que a perspectiva para o próximo ano é de recuperação da atividade. Segundo a sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a indústria de GTD espera ter um crescimento nominal de 10% no faturamento em 2018 na comparação com 2017, para R$ 17,98 bilhões, puxado principalmente pelas encomendas do setor de transmissão.

O presidente executivo da Abinee, Humberto Barbato, explicou a estagnação no faturamento do setor de GTD nos últimos três anos. A baixa contratação de novos projetos de infraestrutura elétrica nesse período e a redução dos investimentos no segmento de distribuição fizeram com que não houvesse reposição das encomendas.

Para piorar o cenário, houve ainda a frustração na implementação de projetos de geração contratados em leilões de energia de reserva e de linhas de transmissão. Só a espanhola Abengoa, que está em processo de recuperação judicial, causou uma frustração de R$ 1,5 bilhão no setor de GTD.

“O que aconteceu com o setor de GTD é que na fase final do governo da presidente Dilma nós tivemos alguns leilões frustrados. Evidentemente, a frustração desses leilões fez com que não houvesse a reposição das encomendas nas fábricas. 2017 foi um ano que se viveu o final das encomendas dos diversos leilões que haviam ocorridos”, explicou Barbato, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 8 de dezembro, em São Paulo.

“O que acontece é que começamos a impulsionar o setor com novas encomendas a partir dos dois leilões de transmissão já feitos durante o governo do presidente Michel Temer. Esse ano as empresas estão tirando pedidos e o ano que vem a expectativa é começar a entregar esses pedidos. Isso explica porque o faturamento do ano que vem deverá ter uma reversão positiva”, completou o executivo da Abinee.

Fonte: Canal Energia